quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reflexões sobre a infância


Reflexões sobre a infância



Sinto um pesar ao perceber as lembranças da infância se apagarem da minha memória cansada. Hoje eu sei que a infância é a melhor fase da vida. Como era bom passar o dia todo em cima de uma árvore, alimentando-me de seus frutos. Nunca mais subi em uma árvore, confesso que até tentei há pouco tempo, mas não consegui. Hoje eu só como alimentos industrializados. Lembro-me do meu amigo Buíu pedindo-me para contar outra história. Eu, de cima de uma árvore improvisava outra narrativa sem sentido, ao qual ele ria tanto. Meu Deus! Como eu gostava da gargalhada daquele moleque. Hoje eu sei que sempre fui e sempre serei um contador de histórias.

Que saudades eu tenho da infância. Daquele mundo de imaginação e fantasia. Onde as folhas que caíam das árvores no quintal, tornavam-se soldados de um exército imbatível. E as pedras do jardim eram o esquadrão inimigo. Minhas tardes ensolaradas transformavam-se em batalhas épicas. Como era bom alimentar as formigas e seguir sua fila de operárias até descobrir o seu esconderijo. Eu que nunca quis crescer. Queria ser um garoto perdido da terra do nunca. Queria ter superpoderes para salvar o mundo. Naquele tempo era fácil distinguir o bem e o mal.

Mas veio a adolescência com seu turbilhão de transformações. Veio a vida adulta e tudo ficou menos colorido, mais pontiagudo e maçante.

No entanto, de repente surge aquele mesmo sorriso ingênuo, aquele brilho constante no olhar que somente uma criança é capaz de ter, aquela alegria que contagia tudo ao seu redor. Retorna a esperança de salvar o mundo. Seria o regresso da infância? Não. É o meu filho que sorri para mim.


Publicado no Folha de Londrina em 13\10\10

2 comentários:

  1. Concordo com vc,a infância é uma das melhores fases da vida.A gente ve isso depois que temos filhos.Eles tem uma energia que não para um minuto,a Leticia é ligada na tomada 500 volts quer brincar o tempo inteiro,só para na hora que vai dormir.

    ResponderExcluir
  2. O Gabriel é um pouco mais calmo, mas ainda dá muito trabalho. A Letícia é linda...
    Obrigado pelo comentário
    bjs

    ResponderExcluir